sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nova Guerra Fria à vista?

No atual momento político da Rússia é notória a influência do filósofo (e ideólogo) Alexander Dugin, cujas atividades intelectuais e políticas abrangem um gigantesco espectro de correntes políticas e filosóficas distintas. O pesquisador do Instituto de Cooperação Euro-Atlântica, Andreas Umland, atualmente vivendo em Kiev, na Ucrânia, tem reiterado constantemente os papel e a ameaça representada pelas correntes lideradas e influenciadas por Dugin, como o Movimento Eurasiano Internacional (MEI), fundada por este último.

Nos dois artigos a seguir, Umland destaca as tendências fascistas na Rússia e analisa a atuação da extrema-direita nos círculos intelectuais. No primeiro, Fascist Tendencies in Russia´s Political Establishment: The Rise of International Eurasian Movement, de 2009, Umland resume brevemente a asceção pública de Dugin, mostrando como os membros do MEI penetraram e ocuparam postos de grande importância nos meios político, militar e midiático da Rússia, do chamado "exterior próximo" e mesmo de países asiáticos e europeus. Também apresenta as referências públicas (e por vezes elogiosas) de Dugin acerca do fascismo europeu e do braço esquerdo do nazismo (depois eliminado por Hitler). No segundo artigo, New Extreme Right-Wing Intellectual Circles in Russia: The Anti-Orange Committee, the Isborsk Club and the Florian Geyer Club, de 2013, Umland mostra como a escalada do discurso anti-ocidental e antiamericano ganhou força na Rússia, principalmente no atual governo Putin iniciado em 2012. Esse discurso cresceu dentro daquilo que o autor denomina de Organizações Não-Governamentais Governamentais-Organizadas (ONGGO, ou CONGO em inglês), que agem na sociedade civil, porém são comandadas e/ou influenciadas pelo Kremlin através de membros-chave do establishment, como políticos e intelectuais. Um desses membros é Dugin, cujas ideias "eurasianas" foram promovidas e incorporadas pelo establishment russo através da Universidade Estatal de Moscou (de onde Dugin foi demitido em 2014).

O mais interessante, porém, são os alertas que Andreas Umland dá no fechamento de ambos artigos: no primeiro ele destaca a emergência de uma provável nova Guerra Fria caso os planos de Dugin e do MEI sejam levados à cabo; no segundo ele conclui que o crescimento de uma opinião pública hostil aos EUA e o Ocidente devem piorar ainda mais as relações entre esses e a Rússia. No cenário mais pessimista a congruência de ambos os fatores seria uma enorme dor de cabeça para o Ocidente e para o mundo.

---
 
Para ver Fascist Tendencies in Russia´s Political Establishment: The Rise of International Eurasian Movement acessar: www.css.ethz.ch/publications/pdfs/RAD-60-13-17.pdf

Para ver New Extreme Right-Wing Intellectual Circles in Russia: The Anti-Orange Committee, the Isborsk Club and the Florian Geyer Club acessar: www.css.ethz.ch/publications/pdfs/RAD-135-2-5.pdf.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário